DMRI

DMRI – Degeneração macular

Cuidando da visão – prevenção e tratamento da DMRI

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença crônica da retina, multifatorial, que acomete indivíduos geneticamente predispostos e cuja expressão clínica depende da interação de fatores genéticos e ambientais. A prevalência da doença é fortemente associado à idade. As formas iniciais e intermediárias da DMRI são caracterizadas principalmente pela presença de drusas. As duas formas avançadas da doença incluem a atrofia geográfica e a forma neovascular (úmida). A forma neovascular ou úmida é caracterizada pela formação de vasos disfuncionais na região da mácula (porção da retina responsável pela visão central, com definição), que se inicia pela difusão de fatores de crescimento, particularmente o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF). Esses fatores de crescimento disparam uma cascata de efeitos que culminam com o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos anômalos ou disfuncionais. A prevenção das formas avançadas deve ser feita, em casos indicados, com uso de vitaminas anti-oxidantes. Atualmente, o tratamento da forma neovascular envolve a utilização de medicação antiangiogênica (anti-VEGF), rigoroso controle da resposta terapêutica através do exame clínico oftalmológico, além de exames de imagens como a angiografia fluoresceínica e a tomografia de coerência óptica. O tratamento das forma neovasculares deve ser realizado quando indicado, devido ao risco de evolução para cicatrizes atróficas, perda irreversível dos fotorreceptores e consequente perda irreversível da visão.

2 Comments

  1. Boa tarde,
    minha mãe está com degeneração macular já fez avastin algumas vezes, gostaria de saber se têm novidades em tratamento ela passou em medicina de visão sub normal e não conseguiu ler.
    Att,

    Eliete Leal

  2. Olá bom.dia , me chamo Patrícia e tenho 43 anos , e a um ano foi descoberto Drusas na visão direita , não tenho condições de tratamento ,e me disponibilizo a teste se preciso for e tiverem precisando me disponho pois não sei se haverá mais pessoas precisando , não sei se o me e genético somos 4 irmãos minha mãe morreu de câncer de mama Já tem 9 Anos e meu pai. Bem saudável . Estou no aguarde de suas respostas desde já obrigada pela atenção !

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+